Manu Bahtidão

Nesta segunda-feira, por volta das 4h, um Policial Militar de folga salvou a vida de várias pessoas em um incêndio no bairro Armação, em Penha.
O Policial Militar estava em casa quando ouviu uma explosão. Um carro que estava pegando fogo em frente a uma residência explodiu e incendiou a parte da frente da casa. Sem poderem sair, as pessoas ficaram presas na parte dos fundos gritando por ajuda.
HERÓI
Imediatamente o Sargento Carlos Emke saiu em socorro à família.
Sem ter por onde entrar na casa, o Policial Militar pegou uma marreta e começou a quebrar as paredes da lateral da residência onde as pessoas estavam presas, abrindo um buraco para evacuar as vítimas.
Um cadeirante foi a primeira pessoa a ser resgatada. O Sargento o colocou em suas costas, retirando-o do local. Em seguida, o policial militar ainda instalou uma mangueira e tentou conter o fogo até a chegada dos bombeiros.
ILESOS
Graças à ação imediata do Policial, ninguém se feriu no incêndio. Será aberta investigação para constatar se o incêndio foi criminoso.
A Polícia Militar de Santa Catarina se enobrece com a corajosa atitude do sargento Carlos Emke, e parabeniza pelo compromisso com proteger a população, mesmo com o risco da própria vida.
NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ
Há alguns anos um assaltante rendia um taxista e rodava pela cidade de Itajaí realizando roubos a mão armada à farmácias. Várias ligações chegaram ao 190 informando o mesmo fato (um assaltante num taxi).
O Sargento Noé, de serviço na Central de Emergências conseguiu descobrir o telefone do taxista e fez contato com o motorista rendido, conversando com ele como se fosse um cliente interessado em uma corrida. O motorista confirmou estar rendido, que seu passageiro era um assaltante armado e que naquele momento estavam transitando pela Av. Reinaldo Schminthausen, em direção ao bairro Cordeiros.
Uma viatura visualizou o veículo entrando num posto de combustíveis, abordando o veículo. O assaltante saiu do táxi atirando e alvejando um dos policiais na axila, perfurando seu pulmão e atingindo sua coluna, deixando-o paralizado. Outro policial foi atingido de raspão na cabeça, deixando-o desacordado.
UM “BRAVO”
O marginal se aproximava dos policiais para executá-los. Tudo estava consumado, porém o Sargento Emke, de folga, abastecia seu carro no mesmo posto de combustíveis naquele momento.
Ao ver a troca de tiros e os companheiros de serviço fora de combate, com extrema bravura, Emke correu até a viatura, armou-se com uma arma longa e passou a disparar contra o meliante, fazendo cessar a injusta agressão e levando-o a óbito no local.
Emke salvou seus parceiros da morte certa. Em seguida, acionou o socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar, que conduziu os policiais atingidos ao hospital. Ambos sobreviveram.
O Sargento Emke é um grande orgulho para a Polícia Militar de Santa Catarina!
Nossa honrada continência, Sargento!